Pesquisa

domingo, 4 de abril de 2010

ÁCIDOS & BASES

Aqui está em tópicos uma pesquisa de tudo (ou quase tudo) o que você precisa saber sobre ácidos e bases.


Os ácidos são compostos moleculares que conduzem corrente elétrica e possuem sabor azedo. Quando misturados com a água sofrem ionização. Dentro do grupo dos ácidos temos os hidráxidos e oxiácidos.
Se íons hidrônio são encontrados em uma solução, a solução é ácida em natureza. Íons hidrônio (ou hidroxônio) são os únicos íons com carga positiva (cátions) formados quando um ácido é dissolvido em água. Todas as propriedades de um ácido se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidrônio é H3O1+.
Exemplo de ionização do ácido HCl:
HCl + H2O <<>> H20 + Cl

Base é todo composto que, dissolvido em água, dá origem ao ânion OH- . As bases são adstringentes e deixam a pele escorregadia, além disso, elas sofrem dissociação iônica, isto é, seus íons se separam quando a substância é dissolvida em água.
Se íons hidroxila são encontrados em uma solução, a solução é básica em natureza. Íons hidroxila são os únicos íons com carga negativa (ânions) formados quando uma base é dissolvida em água. Todas as propriedades de uma base se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidroxila é OH1-.
Exemplo de uma dissociação da base KOH

KOH >> K + OH

Como materiais de nosso cotidiano que possuem acidez, encontramos o tomate (com pH próximo a 4,5), a banana (com pH variando entre 4.50 e 5.20) e por fim a cenoura (com pH 4,9 – 6,0). Podemos considerar como materiais básicos o amoníaco (com pH entre 11,8 e 12,3), soda cáustica (com pH aproximadamente 14,0) e até mesmo o nosso sangue (com pH de 7,3).

São utilizados em experimentos indicadores como solução de fenolftaleína, vermelho de metila, azul de tornassol, azul de timol, amarelo de metilo, azul de bromofenol, laranja de metilo, púrpura de bromocresol, vermelho de fenol, vermelho de clorofenol, dentre outros.

Algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções naturais de indicadores de pH, como por exemplo, a solução aquosa do chá preto, da beterraba, do brócolis, do rabanete, da pêra e do chá de repolho.


ATENÇÃO! ESTE RESUMO PODE SERVIR APENAS COMO AUXÍLIO, NEM TUDO O QUE SE PRECISA SABER NELE ESTÁ CONTIDO. A MELHOR FORMA DE SE IR BEM NA PROVA É LER O LIVRO, O CADERNO E PRESTAR MUITA ATENÇÃO NA AULA. ESTA PESQUISA POSSUI RESPOSTAS DE TODOS OS CANTOS DA INTERNET E MAIS ALGUMAS COISINHAS QUE ESTÃO EM LIVROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário